Consultech | Manutenção de Poços Artesianos
top of page

Manutenção de Poços Artesianos



O processo de manutenção de poços artesianos é uma das etapas mais importantes, uma vez que mais do que corrigir eventuais falhas e problemas, serve para a prevenção destes, maximização do funcionamento do poço e extensão de sua vida útil.



Embora grande parte dos proprietários acredite que a manutenção é exclusivamente um método corretivo, é preciso que seja cultivada a ideia da manutenção preventiva, que apresenta todas as vantagens indicadas há pouco, além do fato de ser muito mais simples e econômica do que uma manutenção com objetivo de reparar uma falha.


Em diversos casos, a manutenção preventiva pode evitar a perda de poços artesianos, por exemplo, em casos onde há o desprendimento da bomba submersa dos canos que levam a água até o reservatório. Essa situação, infelizmente, é comum pela falta de um processo e manutenção preventiva eficaz e periódica. Afinal, o poço artesiano é um equipamento de sua empresa que sempre deve estar em perfeitas condições de uso.


Como será possível notar ao longo desta explicação, a manutenção de poços artesianos abrange uma série de procedimentos, que vão desde a troca de uma bomba até a limpeza, desinfecção e higienização do poço, e outros mais que vamos detalhar a seguir.


Limpeza e desinfecção do poço artesiano



Infelizmente, não há regulamentação que especifique qual o intervalo necessário para que seja realizada a limpeza e desinfecção do poço artesiano.


No entanto, a Consultech atua em conjunto com a recomendação técnica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), que esse procedimento deve ser refeito em intervalos de 18 a 24 meses, o que equivale a um ano e meio e dois anos, respectivamente.


O processo acontece da seguinte maneira:

  • A bomba é retirada, sendo substituída por uma unidade reserva que pode ser de propriedade do cliente (o que é altamente recomendado), ou emprestada pela Consultech;

  • Essa bomba que foi retirada em conjunto com a tubulação de bombeamento, durante um processo muito delicado, é levada até a assistência técnica, para devida revisão. No tempo em que está fora de uso, os clientes são abastecidos com os aparelhos reservas já citados;

  • Em seguida, um bico injetor é acoplado no fundo do poço, em conjunto de uma mangueira de ar comprimido, para que assim seja realizada a limpeza, desincrustarão e higienização nas paredes do poço e na tubulação. Também é aplicado um produto químico, aprovado pela Anvisa, que auxilia na limpeza sem alterar a qualidade da água;

  • Toda incrustação, ferro e carbonato que se acumula ao fim do poço é aspirada com a posterior abertura do registro já no dia seguinte, os produtos agem durante um dia inteiro, para que a limpeza seja ainda mais completa ao fim do processo;

  • Todo material de limpeza é retirado, e a bomba do cliente, já revisada, é reinstalada, operando de forma segura e tranquila, por ao menos, mais 2 anos.


Ao fim , seu poço consegue produzir ainda mais água, trabalhando por menos horas, o que resulta em otimização, e ganho de lucros.


Novidade Consultech



Recentemente, a Consultech adquiriu um novo equipamento de manutenção com capacidade de içamento de até 3 toneladas. Essa novidade nos permite trabalhar com bombas submersas em níveis de profundidade que variam entre 200 e 250 metros, sendo um diferencial que poucos nomes no mercado têm.


Troca de bombas



Diversos tipos de problemas e falhas podem afetar negativamente a produção e vazão de água dos quais a bomba submersa é responsável. Por isso, quando há problemas com a sua bomba, responsável por extrair a água do poço artesiano, a Consultech consegue realizar a substituição sem deixar o cliente na mão: para isso, nós emprestamos uma bomba de nossa propriedade, durante todo o período que for necessário para a recolocação de uma nova bomba, ou mesmo a manutenção da bomba antiga. Dessa forma, você não tem seu fornecimento de água comprometido de forma alguma.


Painel de comando


Problemas envolvendo o bombeamento de água em um poço artesiano podem não estar diretamente relacionados à bomba em si. Em alguns casos, a falha pode estar localizada no próprio painel de comando.


Responsável pelo acionamento da bomba, via bóia elétrica instalada dentro do reservatório, o painel de comando também conta com total assistência por parte da Consultech.


Recuperação e adequação de poços tubulares profundos


Outro serviço diretamente relacionado a manutenção de poços artesianos é a recuperação e adequação de poços tubulares profundos, necessária quando há um recurso hídrico subterrâneo, como um poço, que precisa ser regularizado diante dos órgãos responsáveis, no caso, o DAAE.


Para que seja solicitada a licença do uso dessa água, é necessário realizar algumas adaptações físicas neste local:


Construção de cavalete com hidrômetro;

  • Torneira para coleta de água bruta;

  • Laje de proteção de 3m²;

  • Gradil de proteção, para inibir o acesso de pessoas e animais.


A Consultech está amplamente preparada para entregar todo tipo de solicitação, que vai resultar na expedição de sua outorga de uso dessa água, diante do estado.


Por outro lado, há ainda a opção de revitalização de poços abandonados, em algum momento, empresas, prédios ou condomínios podem ter optado por utilizar a água de um caminhão pipa, ou proveniente de uma concessionária.


Nós estamos preparados para te provar que um poço artesiano é a saída mais barata, por meio de um processo que vai trazer à vida novamente seu antigo poço desde a limpeza, passando por um teste de vazão, até a avaliação da qualidade dessa água. Assim, há a emissão de um atestado de viabilidade desse poço.


Laudos geológicos e a filmagem dos poços artesianos


A qualidade da água de alguns poços pode ser afetada por uma falha construtiva no poço artesiano - ou seja, desde o seu projeto e sua regra de construção com um geólogo, ou engenheiro de minas, os únicos profissionais capacitados para tal obra.


Tudo isso influencia diretamente na qualidade da água captada.


Por exemplo, parte desse processo oferecido pela Consultech consiste na análise do poço por meio da perfilagem óptica, uma tecnologia que permite a filmagem do interior do poço. Aqui é possível verificar:

  • A qualidade da solda dos tubos;

  • O ponto de cravamento dos tubos na rocha;

  • Em quais profundidades estão as fraturas das rochas.


Além de realizar um diagnóstico bastante preciso do estado em que se encontra o poço, esse tipo de procedimento pode ser uma exigência do DAEE para renovação das outorgas em direito de uso. Tudo isso com a finalidade de entregar a mais pura e saudável água para o consumo humano.


Mais serviços especializados para Poços Artesianos:


Outros serviços que somos especializados:

  • Operação de Poços Artesianos;

  • Contratos de Risco - BOT - para sistemas integrados de água e efluentes;

  • Outorga de Direito de Uso para Poços Artesianos



bottom of page